303,5 mil toneladas

SC: exportações de carne crescem no primeiro bimestre de 2024

O resultado foi motivado pelo o crescimento dos embarques para os principais países compradores de carne de frango e suína

acessibilidade:
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. (Foto: Pixabay).

No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o estado de Santa Catarina exportou 303,5 mil toneladas de carnes (bovinos, frangos, suínos, perus, patos e marrecos, entre outras).

O número representa uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as receitas geradas com a exportação catarinense de carnes, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, foram de US$597,6 milhões, queda de 4,7% na comparação com o primeiro bimestre de 2023.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

De acordo com a Epagri, o resultado positivo na quantidade exportada foi motivado pelo o crescimento dos embarques para os principais países compradores de carne de frango e suína.

Desempenho das exportações em fevereiro:

O estado exportou 92,3 mil toneladas de carne de frango (in natura e industrializada) em fevereiro de 2024, alta de 1,8% em relação aos embarques do mês anterior e de 16,5% na comparação com os de fevereiro de 2023.

As receitas, por sua vez, foram de US$175,2 milhões, crescimento de 5,1% em relação às do mês anterior e de 2,3% na comparação com as de fevereiro de 2023.

Santa Catarina foi responsável por 25% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango nos dois primeiros meses de 2024.

 

Reportar Erro