Pandemia

Rio de Janeiro decreta estado de emergência por causa da Dengue

A medida foi publicada no Diário Oficial do município desta segunda-feira (5)

acessibilidade:
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. (Foto: EBC).

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) decretou estado de emergência em saúde pública por causa da epidemia de Dengue.

A medida foi publicada no Diário Oficial do município desta segunda-feira (5). Veja aqui a íntegra.

Entre as medidas publicadas estão: a abertura de 10 polos de atendimento; criação do Centro de Operações de Emergência (COE); disponibilização de leitos para pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal; uso de carros fumacê nas regiões com maiores incidências de casos; e a autorização de entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados.

Na última sexta-feira (2), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que o RJ já estava em uma epidemia de dengue, com mais de 11 mil casos da doença confirmados.

Na ocasião, o Rio apresentou um plano de contingência para assistência da população e combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.