Jaques Wagner

Relator apresenta parecer favorável à indicação de Gonet para a PGR

O relator sugere que, com base no exposto, os colegas do Senado também aprovem a nomeação de Gonet para o cargo

acessibilidade:
Procurador-geral da República, Paulo Gonet. (Foto: Alejandro Zambrana/TSE).

O relator do indicado do presidente Lula (PT), Paulo Gonet, para o cargo da Procuradoria-Geral da República (PGR), senador Jaques Wagner (PT-BA), divulgou nesta terça-feira (5) um parecer favorável a indicação.

No parecer, Wagner destaca a formação acadêmica de Gonet, que é doutor em Direito pela Universidade de Brasília e foi o primeiro colocado no concurso para promotor de Justiça do Distrito Federal. A leitura do documento está agendada para esta quarta-feira (6).

Wagner também enfatiza que, na opinião dele, Gonet “mostra experiência profissional, formação técnica adequada e compatibilidade intelectual e moral para o exercício do alto cargo para o qual foi indicado”.

O relator sugere que, com base no exposto, os colegas do Senado, também aprovem a nomeação de Gonet para o cargo.

“Acreditamos que as senhoras senadoras e os senhores senadores membros desta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, têm informações suficientes para deliberar sobre a indicação do senhor Paulo Gustavo Gonet Branco para ocupar o cargo de procurador-geral da República”, conclui Wagner.

No dia 13 de dezembro, Gonet será entrevistado pelos membros da CCJ. A data coincide com a entrevista do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado de Lula ao STF.

Se aprovado pela comissão, o indicado ainda precisa obter o apoio de pelo menos 41 senadores no plenário da Casa. Se aprovado, Gonet assumirá o lugar de Augusto Aras, que atualmente está com a procuradora-interina Elizeta Ramos, por um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução ao cargo.

 

Reportar Erro