Produção de soja no Distrito Federal cresce e se destaca em âmbito nacional
É estimado que na safra atual 318,5 mil toneladas de soja sejam produzidas em solo brasiliense
A produção de soja no Distrito Federal está crescendo e é esperado um aumento de 1,7% na colheita dos grãos para a safra 2022/2023. A área de plantio também teve um acréscimo de 2,3%. A soja tem se expandido tanto em produtividade como em área de plantio. Cerca de 30% a 40% do que é produzido anualmente de soja no DF é destinado a semente.
É estimado que na safra atual 318,5 mil toneladas de soja sejam produzidas em solo brasiliense. No ciclo anterior, o resultado total foi de 313,2 mil toneladas.
As informações são do 9º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em âmbito nacional, a soja também se destaca em relação ao crescimento. O Brasil deverá colher nesta safra 155,7 milhões de toneladas, 24% superior ao obtido na última safra.
As colheitas dos grãos recebem o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e da Secretaria de Agricultura (Seagri). As duas entidades atuam juntas com políticas públicas que ajudam todo o setor agrícola da capital.
O gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Emater, Alessandro Rangel, afirma que os dados confirmam a super safra deste ano em todo o país.
“A soja tem se expandido tanto em produtividade como em área de plantio. Muitas áreas que eram destinadas a outras culturas estão sendo cedidas ao produto”, declarou.
O secretário-executivo de Agricultura do Distrito Federal, Rafael Bueno, afirma que a produção de soja no DF é diferente dos outros estados brasileiros.
“No Distrito Federal, cerca de 30% a 40% do que é produzido anualmente de soja é destinado a semente. E é uma semente básica, que tem o maior grau de relevância em termos de pureza genética, que é encaminhada para multiplicação aos estados do Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Tocantins”, destacou.