Mudou de barco

PSDB e Cidadania anunciam apoio a Hugo Motta

Deputado conta com mais de 300 votos e pode assumir a presidência da Casa com folga

acessibilidade:
Deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), à esquerda na foto, líder do Republicanos e candidato à Presidência da Câmara, Hugo Motta, no centro da foto e o líder do PSDB, Adolfo Viana, à direita. (Foto: Reprodução/Youtube/CNN).

A federação PSDB/Cidadania anunciou nesta terça-feira (5) apoio ao deputado federal Hugo Motta (Rep-PB), à Presidência da Câmara.

Ao todo, o grupo é formado por 17 parlamentares na Casa e de início, os deputados tinham sinalizado apoio ao líder do União Brasil, na Câmara, deputado federal Elmar Nascimento (BA).

“Chegando à presidência da Câmara, queremos contar com a valorosa bancada do PSDB e do Cidadania, mas com uma agenda que possamos combinar e planejar para os próximos dois anos. Discutir a questão econômica, o equilíbrio fiscal, sustentabilidade, infraestrutura, social, saúde e educação, tratar a segurança como prioridade”, declarou Motta na ocasião.

Hugo Motta que tem apoio do atual presidente da Casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), conta com afago também dos seguintes partidos: PT, PV, PCdoB, PL, PP, MDB, Podemos, além do próprio Republicanos.

As siglas somam mais de 300 votos que poderiam eleger o deputado com folga. Para ser eleito em primeiro turno, Motta precisa ter maioria absoluta dos votos (metade mais um), desde que 257 deputados tenham votado.

Caso não alcance esse número, ocorre segundo turno entre os dois mais votados. Quem receber mais votos na ocasião, é declarado o novo presidente da Casa.

Veja abaixo o momento em que foi anunciado o apoio nesta terça:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.