DataSenado/Nexus

Pesquisa mostra que eleitores brasileiros se dizem mais de ‘direita’ do que de ‘esquerda’

O levantamento também mostra que 40% dos entrevistados afirmam não se considerar nem de esquerda, nem de direita e nem de centro

acessibilidade:
Eleitor vota na eleição 2018. Foto: Elza Fiúza/ABr
Eleitor na cabine de votação. (Foto: Elza Fiúza/ABr/Arquivo).

Levantamento do Instituto DataSenado/Nexus mostra que em todos os estados brasileiros, a população que afirma ter o posicionamento político de “direita”, é superior aos que se dizem de “esquerda”. Veja abaixo:

Ainda conforme a pesquisa, no cenário geral, 40% dos entrevistados afirmam não se considerar nem de esquerda, nem de direita e nem de centro. Outros 11% declararam se considerar de centro.

A analista de opinião pública do DataSenado, Elga Lopes, afirma que esses números mostram que a maior parte dos eleitores está menos interessada em ideologia política e mais atenta aos problemas de sua cidade. Veja o cenário geral abaixo:

A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho, quando foram entrevistados, por telefone, 21.808 cidadãos, em amostra representativa da população brasileira, ou seja, de quase 170 milhões de pessoas (169.840.184) com 16 anos ou mais.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.