Morre Ibrahim Eris, economista e ex-presidente do Banco Central
A causa da morte não foi divulgada
O economista Ibrahim Eris morreu nesta sexta-feira (8), um dia após completar 80 anos. A informação foi confirmada pelo Banco Central (BC), instituição que ele presidiu no início da década de 1990.
A causa da morte não foi divulgada.
Nascido na Turquia, Eris imigrou para o Brasil em 1973. Doutor em Economia, ele se tornou professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e, posteriormente, vice-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Eris ganhou notoriedade como membro da equipe econômica do ex-presidente Fernando Collor de Mello, e também como presidente do Banco Central.
O velório do economista será realizado no Cemitério Morumby, na Zona Sul de São Paulo, na manhã deste sábado (9). O enterro está marcado para 13h30.
O Banco Central lamentou a morte do economista. Veja abaixo a nota completa divulgada pelo BC:
“A Diretoria do Banco Central recebeu com pesar a notícia do falecimento do economista Ibrahim Eris. Ex-presidente do Banco Central entre março de 1990 e maio de 1991, Eris não mediu esforços no trabalho de assegurar para a sociedade brasileira uma economia estável e com inflação controlada. Por onde passou, Eris deixou sua marca de alto profissionalismo e empenho no que fazia. A Diretoria do Banco Central presta suas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Eris neste momento de dor”.