Mato Grosso do Sul

Japão retira embargo à importação de frangos e ovos do MS

O embargo foi estabelecido há cerca de um mês, após a detecção de um caso de Gripe Aviária (H5N1) em Bonito-MS

acessibilidade:
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil).

O governo do Japão retirou as restrições à importação de carne de frango, ovos e produtos avícolas do Mato Grosso do Sul (MS). O embargo foi estabelecido há cerca de um mês, após a detecção de um caso de Gripe Aviária (H5N1) em uma ave na região de Bonito, no Pantanal sul-mato-grossense.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que o embargo foi retirado após o fornecimento de informações adicionais sobre as medidas preventivas contra a doença.

As autoridades japonesas declararam em um comunicado: “confirmamos que as aves do Estado estão livres da doença. Portanto, com base nas condições bilaterais de importação, a suspensão temporária das importações de carne de aves e ovos do Estado foi levantada a partir de hoje”.

No entanto, o país do sol nascente manteve restrições à importação de aves vivas e pintinhos de um dia originados em Mato Grosso do Sul. O obejtivo segundo os japoneses é “evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e por uma questão de higiene alimentar”.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), O MS exporta cerca de 2,5 mil toneladas de carne de frango (0,7% das exportações mensais brasileiras) para o Japão todos os meses.

As restrições foram rompidas pelo Japão na última sexta-feira (20).

 

Reportar Erro