Guerra

Itamaraty fecha 2º lista de repatriados de Gaza com 55 nomes

Esse número pode aumentar nos próximos dias devido ao registro de novas solicitações

acessibilidade:
Palácio do Itamaraty. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr).

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil finalizou, nesta segunda-feira (20), uma versão inicial da segunda lista de repatriação da Faixa de Gaza, contendo 55 nomes. Este total, contudo, pode aumentar nos próximos dias devido ao registro de novas solicitações.

Todos os indivíduos listados até o momento foram verificados pelo governo brasileiro. As embaixadas brasileiras na região já foram notificadas para que possam solicitar aos governos de Israel e Egito a autorização para que o grupo utilize a passagem de Rafah.

Para compilar esta nova lista, o governo brasileiro expandiu o critério em relação à lista anterior, que repatriou 32 pessoas. Desta vez, avós e irmãos mais velhos foram incluídos. Na primeira lista, que continha 32 pessoas, apenas pais, filhos e cônjuges foram considerados. Como resultado, a maioria dos indivíduos desta lista são palestinos.

Na semana passada, os critérios para a segunda lista foram debatidos entre o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente Lula (PT). Agora, é necessário que Israel e Egito aceitem os mesmos critérios para retirar parentes e brasileiros de Gaza.

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.