Recorde

Incêndios devastam 27,6 milhões de hectares de floresta no Brasil em 2024

O total queimado é equivalente ao estado do Tocantins

acessibilidade:
Floresta pegando fogo com cortina de fumaça se formando nas chamas
Mato Grosso, Pará e Tocantins concentraram 56% dos índices. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil).

Relatório do Monitor do Fogo do MapBiomas revelou que incêndios consumiram uma área de floresta equivalente ao estado do Tocantins, 27,6 milhões de hectares, entre janeiro e outubro de 2024.

Esse número é cerca de 10 vezes maior do que o total desmatado no mesmo período, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os estados do Mato Grosso, Pará e Tocantins concentraram 56% das queimadas, com São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registrando as maiores áreas devastadas.

A Amazônia foi o bioma mais afetado, com 15,1 milhões de hectares queimados, representando 55% do total.

A seca severa na Amazônia contribuiu para o alto número de queimadas em 2024. Além disso, 55% dos incêndios iniciaram em áreas de pastagens, enquanto 25% começaram na floresta.

O Cerrado também foi severamente afetado, com 9,4 milhões de hectares queimados, um aumento de 97% em relação a 2023. O Pantanal registrou o maior aumento proporcional, com 1.017% mais queimadas do que no ano anterior.

Os dados foram apresentados na COP29, em Baku, no Azerbaijão, destacando a importância de considerar os incêndios florestais nos cálculos de emissões de gases de efeito estufa.

Reportar Erro