Ministra dos Povos Indígenas

Guajajara diz que crise dos Yanomamis ‘não deve se resolver em 2024’

De acordo com a ministra, o governo está em transição de 'ações emergenciais' para 'ações permanentes de acompanhamento e fiscalização'

acessibilidade:
Ministra dos Povos Indígenas do presidente Lula (PT), Sonia Guajajara. (Foto: Divulgação/Facebook).

A ministra dos Povos Indígenas do presidente Lula (PT), Sonia Guajajara, afirmou nesta terça-feira (16), que o governo não resolveu o problema da crise dos Yanomamis em 2023, e que “provavelmente não resolverá” em 2024.

“Não é só falar que não se resolveu em 2023. De fato, não se resolveu. E provavelmente não se resolverá em 2024, considerando a situação complexa que temos. Mas pegamos o território nessa situação. Achamos que era só uma crise sanitária, mas tinha toda essa questão do garimpo impregnado”, afirmou a ministra em transmissão no Instagram com o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba.

A ministra disse ainda que o governo está em transição de “ações emergenciais” para “ações permanentes de acompanhamento e fiscalização”.

De acordo com Guajajara, essas ações estão sendo discutidas dentro da Casa Civil, que é liderada por Rui Costa.

 

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.