Eldorado do Sul

Enchentes: Gaúchos cobram governo Lula por prometer casas e não cumprir

Manifestantes alegam que o programa 'Compra Assistida', criado para ajudar famílias afetadas pelas enchentes, não teve muito avanço

acessibilidade:
As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul inundaram maioria das cidades do estado. (Foto: Reprodução/Facebook/Governo do RS).

Moradores de Eldorado do Sul (RS), município que fica a cerca de 38 km da capital gaúcha, Porto Alegre, realizaram protestos nesta segunda-feira (25), na entrada da BR 290, cobrando respostas do governo Lula (PT) sobre o programa “Compra Assistida”.

Os cidadãos alegam que o programa, criado para ajudar famílias afetadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio, não teve muito avanço e afirmam que “o Governo Federal prometeu casas após a catástrofe, mas não cumpriu”. 

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), afirmou que vai acionar a Comissão Externa sobre os Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, questionando sobre o que foi executado até o momento.

O parlamentar também citou que o presidente Lula, prometeu casas para as pessoas que foram atingidas na ocasião e que estavam desamparadas, e não cumpriu.

“(Onde está o governo federal? Cadê a minha casa? Governador Eduardo Leite: vai cumprir com sua palavra ou vamos ficar só na promessa?) Essas foram algumas das frases estampadas em cartazes, na manifestação de hoje dos moradores de Eldorado do Sul. Quem aí não lembra do Lula prometendo casas para os atingidos pelas enchentes?”, destacou Zucco.

O deputado gaúcho também lembrou que Eldorado do Sul foi uma das cidades que mais foram atingidas com as enchentes e chamou o governo Lula de “desgoverno”.

“Pra quem não sabe, a cidade de Eldorado do Sul foi uma das mais atingidas aqui no estado. A cidade ficou submersa e a população precisou sair de suas casas. Atualmente o município ainda está se reerguendo e precisa reconstruir escolas, hospitais e casas. Mas se depender do Desgoverno Lula e do Eduardo Leite, isso não vai acontecer tão cedo. Inclusive essa não é a primeira manifestação neste sentido, nós participamos da mobilização do SOS AGRO, em que ocorreram grandes manifestações dos produtores rurais gaúchos, que estavam impacientes com a falta de atenção do governo com o setor. E é importante salientar que nós somos autores da Lei aprovada que anistia a dívida dos produtores rurais gaúchos, pois entendemos a importância do setor para o Rio Grande e para o Brasil”, ponderou.

Zucco citou ainda o “Janjapalooza”, como ficou conhecido o evento “Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza”, organizado pelo Ministério da Cultura com a ajuda da primeira-dama. 

O evento teve investimento milionário do governo Lula como os da Itaipu Binacional e a Petrobras que destinaram R$ 33,5 milhões ao “Janjapalooza”, onde artistas petistas e apoiadores da campanha de Lula em 2022, como: Diogo Nogueira, Daniela Mercury, Seu Jorge, Zeca Pagodinho, Pretinho da Serrinha, Fafá de Belém, Jovem Dionísio, Maria Gadu, Alceu Valença e Ney Matogrosso, receberam bela boquinha.

Como teve um alto investimento, Zucco questiona as prioridades do governo Lula, tendo em vista que a população que perdeu suas casas estão cobrando ajuda.

“Bom, 7 meses já se passaram e até agora não recebemos quase nada. Quais as prioridades? Janjapalooza? Lei Rouanet? A verdade é que Lula demonstra completo descaso com a dor dos gaúchos e o governador Eduardo Leite não consegue defender os interesses do nosso povo. Essa tragédia evidenciou aquilo que sempre soubemos, que não podemos depender do Estado e que no fim é sempre o povo pelo povo”, ponderou.

Reportar Erro