tragédia

Chuvas intensas voltam a causar mortes e desabrigados no Sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofrem com inundações, vendavais e soterramentos. Nível do Rio Guaíba em Porto Alegre é o maior desde 1941

acessibilidade:
Enchentes deixam 4 mortos no RS e 3 em SC. (Foto: CBMSC/Divulgação).

A região Sul do Brasil voltou a sofrer com fortes chuvas, resultando em sete fatalidades e mais de 8 mil pessoas desabrigadas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, as chuvas e ventos fortes causaram estragos em 138 cidades. Foram registrados segundo a Defesa Civil do estado, 4 mortes, 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil pessoas foram afetadas por inundações, vendavais, enxurradas, soterramentos e uma microexplosão em Giruá.

O Vale do Taquari, que já havia sido severamente atingido por um ciclone extratropical em setembro, voltou a sofrer com o mau tempo. Várias cidades da região têm um grande número de desabrigados.

Em Santa Catarina, a situação também é grave. Setenta e um municípios declararam situação de emergência, com 11 deles em estado de calamidade pública. Três pessoas perderam a vida devido às chuvas, duas em Taió e uma em Palmitos, e um homem está desaparecido em Praia Grande. Quase 6 mil pessoas estão desabrigadas no estado.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.