'Rachadinha'

Câmara adia votação que pode livrar Janones de cassação

Com o feriado da próxima semana (Corpus Christi), o caso só deve ser analisado na primeira semana de junho

acessibilidade:
O deputado federal Janones (Avante-MG) (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados).

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (22) a votação do relatório do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) que tenta livrar o deputado federal André Janones (Avante-MG) do processo de suposta ‘rachadinha’.

O adiamento foi apontado por ausência de salas de reunião livres para realizar a sessão. Com o feriado da próxima semana (Corpus Christi), o caso só deve ser analisado na primeira semana de junho.

No parecer de Boulos apresentado na última semana, o parlamentar votou pelo arquivamento da acusação que pede a cassação do mandato de Janones por ‘rachadinha’.

Na ocasião, os deputados federais Alexandre Leite (União-SP) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) pediram mais tempo para analisar o caso.

A decisão de Boulos é considerada absurda tendo em vista as provas abundantes contra Janones.

Entre as provas há gravação da fala de Janones durante reunião com os assessores na qual ele se queixa das despesas e comunica que irá reter parte dos salários deles para repor o dinheiro que diz ter gasto durante a campanha eleitoral.

A acusação contra Janones movida pelo Partido Liberal (PL) foi baseada em denúncia de dois ex-assessores, incluindo provas de que o deputado determinou que “devolvessem parte de seus salários”.

 

 

Reportar Erro