20%

Aumenta incidência de percevejos em lavouras do Brasil

A presença crescente desses insetos é atribuída às mudanças climáticas e ao aumento da área cultivada com soja e milho

acessibilidade:
Houve um aumento de 20% na incidência de percevejos em lavouras brasileiras. (Foto: Reprodução/Semadesc).

No primeiro trimestre de 2023, houve um aumento de 20% na incidência de percevejos em lavouras brasileiras. A presença crescente desses insetos é atribuída às mudanças climáticas e ao aumento da área cultivada com soja e milho, de acordo com um relatório do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

Comparando as safras de 2021/22 e 2022/23, houve um crescimento de 6,3% na soja e 10,8% no milho. Esses insetos estão presentes em todas as regiões do país, tornando-se uma ameaça para as lavouras.

Apesar de terem no máximo 15 milímetros e viverem cerca de 30 dias, os percevejos têm um impacto devastador nas lavouras. Eles podem reduzir o potencial produtivo em até 30%. Há indicações de que eles possam reaparecer com maior intensidade na próxima safra.

Agora, os agricultores devem estar mais atentos, com monitoramento constante e identificação precoce do problema. Quando o ataque é percebido já na fase de formação de grãos, os danos são muito mais severos.

O método de controle mais utilizado nas lavouras é o químico, com o uso de inseticidas e bioinseticidas. No entanto, a eficácia no controle desta praga pode ser aumentada com o uso de adjuvantes.

 

Reportar Erro