STF

Alexandre de Moraes autoriza novo inquérito contra Carla Zambelli

A suspeita é de que a parlamentar tenha ligação com uma suposta tentativa de golpe de Estado

acessibilidade:
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) inicie um novo inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

A suspeita é de que a parlamentar tenha ligação com uma suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023.

Segundo a PF, Zambelli teria articulado a ida da influenciadora Elisa Robson à Espanha. O objetivo era obter informações sobre supostos financiamentos da Venezuela a partidos de esquerda na América Latina e Europa.

Elisa teria se encontrado com o general Hugo Carvajal, que acusava o governo de Nicolás Maduro de repassar recursos ao então candidato à Presidênica da República, Lula (PT).

Elisa Robson compartilhou um dossiê sobre o tema com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que determinou a abertura de um inquérito pela PF sobre o tema.

As investigações apontam ainda que a tentativa de golpe começou a ser planejada em julho de 2022. Carla Zambelli teria intermediado a viagem de Elisa um mês antes de uma reunião no Palácio do Planalto, na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionou Hugo Carvajal.

A PF considera que as afirmações sobre o financiamento venezuelano são “inverídicas” e tinham o objetivo de prejudicar a campanha eleitoral e beneficiar Bolsonaro.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.