Vandalismo

Ex-secretário interino diz que Torres aprovou plano de segurança

Fernando Oliveira também diz não ter sido apresentado como substituto

acessibilidade:
Invasores durante ataques ao Congresso, STF e Palácio do Planalto, em 8 de Janeiro de 2023. (Foto: Marcelo Camargo/ABr/Arquivo)

O ex-secretário interino de Segurança do DF, Fernando de Souza Oliveira prestou depoimento nesta quarta-feira (18) para investigadores da Polícia Federal.

O ex-número 2 da Segurança do DF destacou que, antes de viajar, Anderson Torres aprovou o plano de Segurança para a Esplanada dos Ministérios, no dia 8 de janeiro.

Oliveira afirmou que Torres viajou sem apresentá-lo como secretário substituto, nem para o governador afastado Ibaneis Rocha e nem para os comandos das forças de Segurança.

O ex-secretário também disse que Torres viajou antes do período de férias, previsto para o dia 9 de janeiro.

Ao sair do depoimento, Fernando deixou o celular com a Polícia Federal.

A fala de Oliveira, vai ao encontro do depoimento do governador afastado, Ibaneis Rocha, que mostrou por meio de mensagens que plano de segurança foi sabotado. 

Fernando foi quem disse a Ibaneis, na manhã do dia 8, que estava tudo tranquilo na região central de Brasília. “Bem ameno, bem suave, manifestação totalmente pacífica. tudo tranquilo”.

“Governador, bom dia. Delegado Fernando falando. Governador, passar o último informe aqui do meio dia para o senhor. Tudo tranquilo. Os manifestantes estão descendo lá do SMU, controlado, escoltado pela polícia. Tivemos uma negociação para eles descerem de forma pacífica, organizada, acompanhada. Toparam. Não precisou conter lá em cima. É um ou outro ônibus que vai descer. Ao descer perto da rodoviária, eles desembarcam ali na alça leste e seguem acompanhados pela polícia militar. Então, assim, tá um clima bem tranquilo, bem ameno, uma movimentação bem suave e a manifestação totalmente pacífica. Até agora, nossa inteligência está monitorando, não há nenhum informe de questão de agressividade ligada a esse tipo de comportamento. Tem aproximadamente cento e cinquenta ônibus já no DF, mas todo mundo de forma ordeira e pacifica”.

 

Reportar Erro