Túnel de Taguatinga

Paredes do Túnel de Taguatinga recebem últimos retoques

As quatro paredes internas do Túnel de Taguatinga receberão 7 mil peças de placas cimentícias

acessibilidade:
Serviço começa a ser feito no meio da parede, para permitir a colocação de placas inteiras | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A parte central das paredes do Túnel de Taguatinga já está completamente revestida por placas cimentícias. Faltam menos de 300 m², de um total de 20 mil m², para que a instalação do acabamento seja concluída. Os trabalhos estão concentrados no lado norte da passagem subterrânea, por onde os veículos vão trafegar no sentido Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – Avenida Elmo Serejo.

“O revestimento começa a ser instalado no meio da parede, onde conseguimos usar as placas inteiras”, explica o engenheiro civil Everaldo Barros. “Quando chegamos perto das extremidades, ou seja, do piso e do teto, as peças precisam ser recortadas para que possam se encaixar no espaço que restou. Estamos nessa fase do serviço”.

As quatro paredes internas do Túnel de Taguatinga receberão 7 mil peças de placas cimentícias, cada uma medindo 1,2 m por 2,4 m. Fabricado em São Paulo (SP), o revestimento melhora a acústica da passagem e é resistente a condições climáticas adversas. Além disso, o material não pega fogo.

O fim do trabalho com as placas vai permitir que as 322 luminárias de emergência do túnel sejam instaladas. Esses equipamentos serão fixados por cima do revestimento, a uma altura de 1,5 m do piso acabado. “São peças feitas de alumínio e vidro, resistentes à explosão”, ressalta o engenheiro eletricista Renato Sales. “Cada uma delas é equipada com lâmpada de bulbo tipo LED de 18W de potência”.(Agência Brasília)

Reportar Erro