Saidão

Mais de mil e setecentos presos estão nas ruas do DF até segunda

Até o final do ano, haverão mais três saidões, em outubro, o benefício será durante cinco dias

acessibilidade:
Centenas de presos não retornaram para os presídios em todo o país. (Foto: Antônio Cruz/ ABr).

Até a próxima segunda-feira (18), 1.786 detentos estarão nas ruas do Distrito Federal, isso devido ao benefício da saída temporária.

A previsão é que todos retornem às 10h da próxima segunda-feira (18), a não ser os presos que trabalham externamente, que poderão retornar no final do horário do emprego.

Os presos que não retornarem até o prazo estipulado pela Vara de Execução Penal (VEP), serão considerados foragidos e perdem o benefício.

Até o final do ano, vão ocorrer outras três saídas temporárias, nos períodos de: 11 a 16 de outubro; 24 a 27 de novembro e 22 a 26 de dezembro.

A cada ano ocorrem tais benefícios, ao todo são 35 dias, separados por períodos. As saídas temporárias geralmente ocorrem em datas comemorativas específicas, para confraternização e visita aos familiares.

O benefício é concedido a presos do regime semiaberto e com autorização da Justiça.

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, deputado federal Sanderson (PL-RS), é contrário a esse tipo de benefício.

“As famigeradas “saidinhas” acabam sendo uma espécie de incentivo à prática delitiva. Muitos saem às ruas pra cometer novos crimes e outros não retornam às cadeias no prazo estipulado. Está no Senado, parado, o projeto de lei que aprovamos no ano passado na Câmara dos Deputados, acabando com esse absurdo chamado de “saidinhas”.

Reportar Erro