Reconhecimento

DF é premiado por fechar, mesmo com atraso, o segundo maior lixão do mundo

Lixão da Estrutural era o 2º maior do mundo e o maior da América Latina

acessibilidade:
A dirigente do SLU recebeu a premiação em evento na Malásia.

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) foi premiado por fechar um dos 50 maiores lixões do mundo, o Lixão da Estrutural. O DF estava inadimplente com a Lei de Resíduos Sólidos em razão da resistência ao fechamento do lixão dos políticos, que faziam demagogia com os catadores, e dos empresários do setor, que ganhavam muito dinheiro com sua manutenção.

O governo anterior, de Agnelo Queiroz (PT), precisou ir à Justiça para obrigar o Tribunal de Contas do DF a examinar e liberar o edital de concorrência para as obras do aterro sanitário, que possibilitaria o fechamento do lixão. O TCDF segurou o edital por mais de um ano e meio, segundo denúncias, graças ao lobby das empresas contratadas pelo SLU para recolhimento de lixo.

No início do atual governo, de Rodrigo Rollemberg (PSB), a direção do SLU cancelou a licitação que estava em andamento, o que atrasou ainda mais o fechamento do lixão da Estrutural. Após mais de cinco anos de tentativas, o fechamento somente ocorreu em janeiro deste ano, quase seis décadas de existência.

Premiação
A premiação ocorreu durante o Congresso Mundial da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (IWA) 2018, em 23 de outubro. na Malásia. Ao entregar o prêmio, Antonio Mavropoulos ressaltou que considera o exemplo de Brasília.

A presidente do SLU, Kátia Campos disse estar orgulhosa. Por meio de um grupo do Whatsaap, Kátia ela dividiu a emoção: “Gente, não aguento mais emoções. Acabamos de ser premiados no jantar de gala”.

A Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) elencou os 50 maiores lixões do mundo. O lixão da Estrutural é o segundo do ranking, perdendo apenas para o lixão de Jacarta, na Indonésia.

O lixão da Estrutural era o maior da América Latina, com um armazenamento de 40 milhões de toneladas de resíduos, com 201 hectares. Ficava a 15 km da Esplanada dos Ministérios, centro do poder brasileiro. E originou uma cidade a Estrutural.

O lixão da Estrutural foi fechado, mas com atraso. (Foto: Edilson Rodrigues/AgSenado)

Reportar Erro