Notificação fraudulenta

Polícia investiga suspeita de ataque hacker na Secretaria de Educação do DF

Notificações falsas no sistema de Gestão de Pessoas atrasou distribuição de professores nas escolas

acessibilidade:
O ataque consistiu na notificação de desistência de 200 dos 1.248 professores contratados como substitutos pela CRE da Ceilândia Foto: Pixabay

A Secretaria de Educação (SEE) do Distrito Federal vai solicitar atuação da Delegacia de Crimes Cibernéticos para desvendar o que causou um erro de notificação que prejudicou a distribuição de professores temporários. Servidores da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Ceilândia fizeram um boletim de ocorrência.

O ataque ocorreu na manhã de ontem (16), consistiu na invasão do sistema Khronos, responsável pela distribuição professores pelas escolas públicas do DF e afetou 55 escolas de Ceilândia, com uma notificação de desistência de 200 dos 1.248 professores contratados como substitutos.

O problema é que uma vez assinalada a desistência, o sistema cancela a designação do professor para a escola e convoca um outro que tenha passado no processo seletivo simplificado, realizado em novembro do ano passado.

O caso vem sendo tratado como um taque hacker. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá quer desvendar o que está por trás do ocorrido e procurou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo para tratar do assunto, agora o caso será encaminhado para a Delegacia de Crimes Cibernéticos. “Daremos prioridade total para termos uma investigação célere”, disse o gestor. “Atacar a educação pública é muito grave”.

O ataque foi percebido quando alguns professores procuraram regional de ensino dizendo ter sido notificados por e-mail de que haviam desistido da vaga. Eles avisaram que não desistiram e estavam prontos a assumir as turmas para as quais haviam sido designados. (Com informações da Secretaria de Educação)

Reportar Erro