estelionato

Polícia Civil do DF prende 20 suspeitos de aplicar fraudes na internet

O grupo mantinha páginas falsas de bancos e financeiras, captando dados bancários das vítimas

acessibilidade:
PCDF prende 20 suspeitos de estelionato. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta sexta-feira (11), operação contra um grupo criminoso especializado em aplicar golpes pela internet. Foram presas 20 pessoas na ação.

Além das prisões, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em seis Regiões Administrativas do DF e três municípios de Goiás: Ceilândia, Gama, Planaltina, Riacho Fundo I, Santa Maria e Sobradinho; em Goiás, ocorreram ações em Goiânia, Novo Gama e Cristalina.

O grupo começou a ser investigado em março de 2021, quando entrou em contato com uma empresa e passou-se por funcionário de banco. O crime ocorreu com o convencimento de um cadastro em um site falso que direcionava as informações bancárias para os criminosos.

Com essa fraude, a organização obteve R$ 200 mil por meio de transferências. A partir dessa ação, a Polícia Civil começou a monitorar os crimes.

Segundo a investigação, as demais ações criminosas incluíam diversas páginas falsas de bancos e financeiras que era usadas para captar informações pessoais das vítimas.

Os suspeitos também utilizavam perfis falsos em aplicativos de comunicação, passando-se por outra pessoa para pedir dinheiro a familiares e amigos.

O grupo pode responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa, fraude por meio eletrônico e lavagem de dinheiro, cujas penas podem alcançar 30 anos de prisão.

 

 

 

Reportar Erro