Mais Lidas

Mudança no TCDF

Paiva Martins se aposenta e André Clemente será indicado conselheiro do TCDF

Futuro conselheiro é um elogiado servidor de carreira do governo do DF

acessibilidade:
André Clemente, secretário de Economia do governo do Distrito Federal - Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

O Diário Oficial do Distrito Federal publicou nesta segunda-feira (29) decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) concedendo aposentadoria ao conselheiro José Roberto de Paiva Martins, do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

Após essa providência, Ibaneis deve formalizar a indicação do atual secretário de Economia, André Clemente, para ocupar a vaga.

Funcionário de carreira, André Clemente é considerado um dos quadros mais qualificados de todo o governo do DF e vem fazendo uma gestão muito elogiada. Sob a batuta de Ibaneis, ele organizou as contas públicas e conseguiu implantar uma gestão que conseguiu o que parecia impossível: reduzir impostos e aumentar a arrecadação.

A indicação do secretário poderá ser judicializada por razões corporativistas. É que a vaga seria reservada a auditores, mas como não há nenhum, o governador decidiu formalizar o nome de André Clemente, que tem ampla aceitação nos meios políticos e também no setor produtivo do DF.

A vaga de conselheiro do TCDF é sempre motivo de disputa política em razão do poder que exerce, julgando contas dos gestores e impedindo ou facilitando ações de governo.

Outro fator que torna o cargo de conselheiro de Tribunal de Contas ambicionado nos meios políticos é o seu caráter vitalício. O ocupante do cargo só sai se quiser ou se atingir a idade-limite de aposentadoria.