Coligação Unidos pelo DF

Ibaneis Rocha registra candidatura à reeleição ao Governo do DF

A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP)

acessibilidade:
Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília).

Ibaneis Rocha (MDB) registrou sua candidatura à reeleição para o governo do Distrito Federal, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta sexta-feira (12). A vice na chapa é a deputada federal Celina Leão (PP).

Ambos concorrem pela coligação Unidos pelo DF, composta pelos partidos PTB, Avante, Pros, Agir, PP, Solidariedade, MDB, PL e Patriota.

O governador declarou possuir um patrimônio de  R$ 79,8 milhões, valor menor que o declarado em 2018, quando foi informado R$ 94 milhões em bens.

Em relação ao plano de governo, Ibaneis apresentou um documento de 72 páginas, onde lista ações em 20 eixos estratégicos, nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana, entre outras.

Entre as propostas, a  ampliação do número de escolas militarizadas é uma das promessas de Ibaneis, que pretende implantar 40 unidades até o fim de 2026.

Na saúde, o governador quer diminuir o tempo de espera para os cidadãos. “transpor barreiras socioeconômicas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população”.

Para o desenvolvimento econômico, o governador anseia promover ações de capacitação para os empresários e incentivo ao empreendedorismo local.

Na mobilidade urbana, uma das promessas é a chegada do metrô na Asa Norte. Além do aumento de passarelas e ciclovias em todo DF.

Pesquisa aponta vitória no 1º turno

A pesquisa realizada pelo instituto Exata O, na última quinta-feira (11), aponta que Ibaneis pode conquistar a vitória no primeiro turno.

De acordo com o levantamento, divulgado pela Rádio BandNews FM, no cenário estimulado Ibaneis tem 44,7% das intenções de voto, o quádruplo do principal adversário, Izalci Luca (PSDB), que soma 11%, e depois se situa Leila Barros (PDT) com 8,7%.

Considerando-se apenas os votos válidos, o levantamento mostra que, se a eleição fosse hoje, Ibaneis venceria no primeiro turno.

O Exata informa ter realizado 4365 entrevistas presenciais em todo o Distrito Federal, foi realizada entre 1º e 4 de agosto, antes do debate da Band, e registrada na Justiça Eleitoral sob nº DF02125/2022.

Reportar Erro