Fenômeno no DF

Fenômeno Ibaneis avança para 40% no DF e quatro disputam segundo lugar

Datafolha mostra candidato do MDB se distanciando dos adversários

acessibilidade:
Eleitores posando para fotos com Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo do Distrito Federal.

A última pesquisa Datafolha feita antes do primeiro turno mostra um cenário com Ibaneis (MDB) na liderança isolada da corrida eleitoral pelo cargo de governador do Distrito Federal, enquanto quatro candidatos acirram a disputa pelo segundo lugar. O atual líder iniciou a campanha na última posição, com 2%, em agosto.

No cálculo dos votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos, o ex-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal tem 40%. Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (4), ele tinha 35%.

Em seguida, aparecem a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros), que caiu de 16% para 13%, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que manteve 13%, o deputado federal Rogério Rosso (PSD), que oscilou de 11% para 10%, e o deputado federal Alberto Fraga (DEM), de 8% para 9%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A Justiça Eleitoral considera somente os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado. Para vencer em primeiro turno, o candidato deve obter mais da metade dos votos válidos.

No cenário apresentado pela pesquisa, portanto, a eleição no DF seria levada ao segundo turno, ainda com indefinição sobre quem disputaria com Ibaneis.

A lista segue com General Paulo Chagas (PRP), que tem 5% das intenções de voto, Fátima Sousa (PSOL), com 4%, Júlio Miragaya (PT), 3%, e Alexandre Guerra (Novo), 2%. Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não pontuaram.

Considerando a contagem total dos votos, o Distrito Federal ainda tem 6% de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e 4% de indecisos.

No levantamento (DF-06106/2018), feito entre sexta-feira (5) e este sábado (6) e contratado pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, foram ouvidos 2.089 eleitores. O nível de confiança é de 95%.

O Datafolha também analisou a rejeição dos candidatos. O índice mais alto é de Rollemberg – 48% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele. Depois, os mais altos índices de rejeição ficaram com Eliana (40%), Fraga (39%) e Miragaya (27%). (Folhapress)

Reportar Erro