licitação

Governo do DF faz pregão para recuperar Ponte JK e reforçar sua estrutura

Cartão postal de Brasília, Ponte JK, vai passar por serviços de reforço estrutural

acessibilidade:
Ponte JK, a "terceira ponte" sobre o Lago Paranoá, em Brasília -- Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), lançou edital para a revitalização da Ponte JK, no Lago Sul.

O contrato tem valor estimado de R$ 44.761.039,82 e a licitação é do tipo menor preço.

Os serviços a serem executados pela empresa licitante deverão compreender a recuperação e o reforço das estruturas da ponte.

O edital de chamamento está disponível no site da Novacap e, também, no site de licitações do GDF. O aviso foi publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (13).

Cartão postal

A Ponte Juscelino Kubitschek é um projeto do arquiteto Alexandre Chan, que se inspirou no movimento de um pedra quicando sobre um espelho d’água e criou os icônicos arcos que emergem do lago Paranoá.

A inauguração ocorreu em 15 de dezembro de 2002 e, com apenas um ano de existência, foi premiada pela Sociedade dos Engenheiros da Pensilvânia, entidade estadunidense, sendo reconhecida como a ponte de maior valor estético e ambiental do mundo dentre as obras concluídas em 2002.

Intervenções

Obras de manutenção são comuns em estruturas de pontes, sobretudo, para reparar as juntas de dilatação.

As intervenções garantem, além da segurança dos motoristas que utilizam a estrutura para se locomover, mas também a durabilidade da obra.

Neste ano, a Ponte JK já passou por dois reparos, o primeiro em março e outro em julho. De forma pontual, os técnicos interditam somente parte da via e as intervenções não costumam durar mais que dois ou três dias.

Ainda durante a pandemia, em agosto e outubro do ano passado, outros pequenos reparos foram realizados na ponte.

Reportar Erro