Alta dos casos

Governador do DF não cogita decretar a volta do uso de máscaras

Secretário adjunto da Saúde recomendou a volta do uso de máscaras devido a alta de casos de Covid-19

acessibilidade:
Ibaneis diverge da opinião do secretário adjunto da Saúde Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha não cogita decretar a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras no Distrito Federal, “pelo menos por enquanto”, apesar da recomendação feita nesta quinta-feira (02), pelo secretário adjunto de assistência à saúde da Secretária da Saúde, Pedro Zancanaro.

Por meio de um ofício, Zancanaro sugeriu o retorno do uso das máscaras tanto em ambientes abertos como em fechados. No documento ele destaca que a medida ocorre devido ao aumento do número de atendimentos e internações nos últimos dias e considerando também “que em consulta ao Infosaúde de leitos de enfermaria COVID estão com taxa de ocupação de 100%”.

A Saúde também ressalta a validade de outras medidas no atual contexto, como ampliar a oferta de testagens na rede pública de forma capilarizada; agilizar a análise do sequenciamento genômico para identificação e monitoramento de novas variantes; Abertura de leitos de COVID do HCPM, no quantitativo de 50 leitos, sendo 30 leitos de enfermaria e 20 de UTI; Reabertura de Coorte-COVID nas emergências das Unidades de Saúde Pública do DF, além de ampliar a vacinação e adesão à dose de reforço contra COVID-19 no DF.

De acordo com dados da Secretária de Saúde, hoje foram registrados  2.970 novos casos de contaminação pela Covid-19 e a taxa de transmissão em 1,47.

Reportar Erro