imunização completa

GDF faz reserva estratégica de vacinas e garante aplicação de 2ª dose sem atraso

Os secretários da Saúde e da Casa Civil informaram que a capital não passará por desabastecimento para o grupo já vacinado

acessibilidade:
Osnei Okumoto e Gustavo Rocha da Saúde e Casa Civil atualizaram a situação da vacinação no DF em entrevista coletiva nesta segunda-feira (26). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, determinou que a Secretária de Saúde reservasse doses das vacinas contra Covid-19 para garantir a segunda aplicação de pessoas já imunizadas com a primeira dose. O anúncio do plano foi feito pelo secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, e da Saúde, Osnei Okumoto, nesta segunda-feira (26).

Gustavo Rocha disse que a decisão de guardar percentual das doses para garantir a imunização completa dos vacinados levou o DF de 1º ao 14º lugar no ranking dos estados que mais vacinam e que, apesar das críticas justificou, “o ministro da Saúde falou em audiência no Senado Federal que os estados que usaram D2 como D1 cometeram um erro grave”.

O secretário da Casa Civil explicou que as doses marcadas pelo Ministério da Saúde como D2 continuarão a ser reservadas para a aplicação da segunda dose sem atrasos no calendário. “Há grande possibilidade de as doses da CoronaVac atrasarem, o que vai fazer com que aqueles estados que não asseguraram a segunda dose vão continuar sem vacinar porque não vai ter vacina”, afirmou Gustavo Rocha.

Osnei Okumoto também defende à guarda de vacinas e disse que outros estados estão com dificuldades na oferta da segunda dose, pois utilizaram o efetivo dos imunizantes na aplicação da primeira dose. “Hoje eu acordei com ligações de amigos de outros estados falando da dificuldade que estão tendo sem a D2. Aqui nós estamos muito tranquilos”, comentou o secretário.

Outra medida anunciada é que o Distrito Federal vai suspender a vacinação de pessoas moradoras de outros estados para priorizar a imunização da capital brasiliense. “A Secretaria de Saúde não procederá a vacinação para quem tomou a primeira dose em outro estado e vier para o DF tomar a segunda, para não quebrar a paridade e acabar prejudicando a população do DF”, diz Gustavo Rocha.

 

Reportar Erro