Marli Rodrigues

Badernaço termina em prisão de presidente do SindSaúde no DF

Sindicalista desacatou policiais militares e recebeu voz de prisão

acessibilidade:
Presidente do SindSaúde foi presa em manifestação Foto: Reprodução

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília-DF (SindSaúde), Marli Rodrigues, foi presa nesta quinta-feira (19) por desacato à autoridade da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

A prisão foi efetuada quando Marli se manifestava em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder executivo do governo do DF.

A manifestação era em prol de um reajuste salarial para a categoria, testemunhas dizem que a PM usou spray de pimenta para dispersar as pessoas, que continuam no local.

Os profissionais da saúde pedem que o governo do DF se comprometa a mandar para a Câmara Legislativa um projeto de lei que estabeleça mudanças na carreira da categoria.

Em nota, o sindicato da presidente disse que ela foi encaminhada para a 5ª Delegacia de Polícia (DP).

“A presidente do SindSaúde, detida pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante a manifestação em frente ao Palácio do Buriti, foi levada para a 5ª Delegacia de Polícia (DP). A PMDF alegou desobediência como justificativa para a prisão, embora a líder sindical estivesse participando de um ato legítimo. No momento, ela está sendo acompanhada pelos advogados do sindicato, que já estão tomando as providências legais necessárias. A prisão continua a gerar grande mobilização entre os manifestantes, que permanecem no local em protesto”.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.