Ibaneis Rocha defende união de centro-direita e critica governo Lula
Ibaneis defende a união de partidos de centro-direita para impedir a reeleição do presidente Lula
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em entrevista à revista Veja propôs a união de partidos de centro-direita para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026. Segundo ele, o governador Tarcísio de Freitas seria o nome ideal para liderar essa coalizão, devido à sua capacidade de diálogo e apoio do eleitorado bolsonarista. Tarcísio, no entanto, não confirmou sua intenção de disputar a Presidência.
Ibaneis criticou decisões recentes do STF, que, segundo ele, aumentaram as tensões no país, e questionou a severidade das penas aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Ele admitiu erros das forças de segurança na condução do episódio, mas destacou esforços, como a criação de uma delegacia especializada, para prevenir novos incidentes.
Em relação ao governo federal, Ibaneis afirmou que “A maneira como a esquerda está fazendo política divide muito e não é o caminho para um país que já está tão dividido. Eles não têm responsabilidade fiscal e são desorganizados na interlocução”.
De olho nas eleições de 2026, o governador reforçou a necessidade de articulação entre partidos de centro-direita para criar uma alternativa viável à polarização política, com foco na pacificação do país.