Estiagem no DF

Distrito Federal chega a150 dias consecutivos sem chuvas

Sem sinais de chuva, DF enfrenta mais dias de calor intenso; confira os detalhes

acessibilidade:
Catedral de Brasília e Esplanada dos Ministérios. (Foto: Cynthia Castro)

Nesta sexta-feira (20), o Distrito Federal atinge a marca de 150 dias sem chuva, e a previsão para o fim de semana indica que o cenário permanecerá o mesmo: calor intenso e ar seco. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para os próximos dias. Espera-se que as primeiras precipitações ocorram entre o final de setembro e o início de outubro. Com isso, 2024 caminha para se aproximar do recorde histórico de estiagem registrado em 1963, quando a capital federal passou 163 dias sem chuva.

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), ao ser questionada pelo Correio Brasiliense sobre o nível de água da barragem de Santa Maria, informou que o volume previsto para este mês é de 48%, mas garantiu que o abastecimento de água no DF segue normal, sem risco de racionamento. O reservatório do Descoberto e o Lago Paranoá também contribuem para o fornecimento e, segundo a Caesb, operam normalmente. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) ressaltou que esses reservatórios, junto com o Corumbá IV e outros mananciais, integram o sistema de distribuição de água da região, garantindo a segurança hídrica.

A última chuva registrada no DF foi em 23 de abril. Segundo o Inmet, o calor que tem incomodado os brasilienses não deve ceder tão cedo. O meteorologista Olívio Bahia mencionou que os modelos de previsão do tempo não indicam chuvas na próxima semana. Ele também comentou que houve um pequeno volume de chuva no entorno do DF, na região de Águas Lindas, mas com apenas 0,4 a 0,6 milímetros, insuficiente para marcar o fim da seca. Mesmo que haja chuvas em breve, os cuidados com queimadas e a saúde da população devem continuar.

Para esta sexta-feira, as temperaturas mínimas devem ficar entre 15°C e 16°C, enquanto as máximas podem chegar aos 34°C no período da tarde. A umidade do ar, variando entre 70% e 15%, manterá o alerta laranja. O mesmo padrão climático é esperado para o fim de semana, com a persistência do tempo seco e sem previsão de chuva, o que dificulta qualquer alívio nas temperaturas.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.