Segurança do DF

Senado aprova reajuste salarial da PCDF, PMDF e CBMDF

A primeira parcela está sendo paga desde julho, com a sanção do reajuste, a segunda parcela está programada para começar a ser paga a partir de janeiro de 2024

acessibilidade:
Plenário do Senado Federal (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado).

Nesta quarta-feira (01), os senadores deram aval para o projeto de lei que confirma o reajuste salarial da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Agora a lei segue para a sanção do presidente Lula. 

A recomposição é de, em média, 18%. A primeira parcela, de 9% foi incorporada aos salários dos servidores em julho e a segunda, de mais 9%, deverá ser paga a partir de janeiro de 2024.

O governador Ibaneis Rocha comemorou a aprovação do Senado, por meio das redes sociais, e disse que é “uma conquista do nosso governo para valorizar aqueles que desempenham um papel importante na segurança de nossa população”.

O reajuste da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF) será aplicado sobre a remuneração básica, chamada de vantagem pecuniária especial (VEP) , além de outros recursos, como penduricalhos que aumentam o valor do salário final.

Com a aprovação, o Governo do Distrito Federal (GDF) poderá conceder indenização aos militares ativos, inativos e pensionistas por “desgastes orgânicos e danos psicossomáticos acumulados” e decorrentes das atividades. A lei também abre possibilidade para o GDF dar aos policiais civis indenização de representação de função policial civil destinada ao exercício de atividades extraordinárias de caráter policial em qualquer órgão ou entidade do governo distrital. 

 

Reportar Erro