PP fecha apoio ao governo do DF na defesa do Fundo Constitucional
Presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, afirma que o fundo é essencial para o DF
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta sexta-feira (6) que apoia o Governo do Distrito Federal (GDF) para preservar o Fundo Constitucional do DF (FCDF).
O parlamentar citou a vice-governadora da capital federal que também é filiada ao PP, Celina Leão, ao afirmar que o fundo é essencial para Brasília.
“O Progressistas apoia a vice-governadora Celina Leão na defesa da manutenção do valor repassado para o Fundo constitucional do DF baseado no índice de crescimento do Brasil. A manutenção do volume de repasse é essencial para garantir a continuidade dos serviços prestados à população da capital”, afirmou Ciro em publicação na rede social X (antigo Twitter).
O orçamento do DF previsto para 2025 é de R$ 66,6 bilhões, dos quais R$ 25 bilhões são oriundos da União, por meio do Fundo Constitucional que financia a segurança, educação e saúde em Brasília, e o governo Lula quer modificar.
Atualmente, o fundo é corrigido pela variação da receita corrente líquida (RCL) da União, mas o governo planeja reajustá-lo pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A mudança quer compatibilizar o fundo com as regras aplicadas ao resto do país.
Na última quarta-feira (4), o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) e a vice-governadora Celina Leão se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lilra (PP-AL), e parlamentares do DF, para discutir o tema.
Senadores e deputados distritais também articulam estratégias contra o pacote do governo Lula (PT) que mais uma vez tenta prejudicar Brasília.