Outubro Rosa

Multirão atende 780 mulheres em situação de vulnerabilidade

Houve mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU etc

acessibilidade:
A ação é realizada pela Defensoria Pública do Distrito Federal. (Foto: Divulgação/DPDF).

A 6ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizada no Nuclão da DPDF atendeu 780 mulheres em situação de vulnerabilidade e teve o Outubro Rosa como tema.

Durante a ação, as participantes tiveram acesso a mamografias, exames citopatológicos, inserção de DIU, exames de DNA, atendimentos odontológicos, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem. Além disso, também houve atendimentos de mediação, orientação jurídica e psicossocial, entre outros.

Desde a primeira edição, realizada em 2 de maio, 3.566 mulheres foram atendidas tanto pela DPDF quanto pelas instituições parceiras. O foco desta edição foi a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, realizada anualmente no mês de outubro.

Para a subdefensora pública-geral Emmanuela Saboya, a oferta de serviços gratuitos durante o Outubro Rosa não tem um impacto significativo apenas na prevenção e na detecção precoce do câncer de mama, mas também promove a conscientização, o autocuidado e o acesso igualitário à saúde.

Thaís Souza Miranda, 25 anos, esteve na 6ª edição do projeto em busca do exame de mamografia. Moradora de Santa Maria, a dona de casa já participou das primeiras cinco edições e, desta vez, foi com a mãe e o filho para o Nuclão da DPDF.

“Os serviços mensais prestados neste dia são muito importantes para as mulheres que precisam. Participo de todas as edições, pois sempre há alguma nova parceria que traz benefícios para minha mãe e para mim”, agradeceu.

Bruna Scartet de 27 anos de idade, aproveitou o evento para vacinar a filha de três meses.

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF é uma ação mensal destinada ao público feminino que ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, o evento é realizado no primeiro dia útil subsequente.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.