Dados Fibra

Confiança da indústria do DF segue positiva em julho, mas registra leve queda

Empresário da indústria do DF continua otimista com o setor, mas índice cai um ponto

acessibilidade:
Em julho, o indicador de condições atuais caiu 2,2 pontos em relação ao mês anterior Foto: Gabriel Jabur

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) registrou 57,8 pontos em julho, diz levantamento da Federação das Indústrias do Distrito Federal.

Mensalmente, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) ouve empresários do setor sobre a percepção das condições atuais e sobre as expectativas quanto à economia nacional, à economia local e à própria empresa. Essas variáveis compõem o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF), que indica tendências da economia. Industriais confiantes tendem a ampliar a produção e a fazer investimentos, o que estimula o crescimento econômico.

A última vez que o Icei-DF ficou abaixo da linha de 50 pontos, que divide confiança de falta de confiança, foi em julho do ano passado (49,7 pontos). Embora tenha se mantido positivo desde então, o índice vem oscilando. Começou o ano acima dos 60 pontos, caiu 10 pontos até maio, voltou a subir em junho (58,9) e sofreu leve queda em julho, quando ficou em 57,8 pontos.

Há quatro meses, o indicador que mede as condições atuais vem retrocedendo, especificamente no que diz respeito à percepção do industrial sobre o próprio negócio. “Isso indica que a expansão de 1,4% da economia brasiliense no primeiro trimestre [Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal], a inflação baixa e as ações governamentais ainda não foram suficientes para impulsionar a indústria local em 2019”, explica o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. “É importante observarmos esse movimento, porque, neste cenário, as decisões sobre investimentos acabam sendo adiadas. Ou seja, com a recorrência da percepção negativa sobre as condições atuais, as expectativas para os próximos meses poderão ser afetadas.”

Em julho, o indicador de condições atuais caiu 2,2 pontos em relação ao mês anterior, ao passar de 49,6 pontos para 47,4. A baixa foi motivada pela avaliação menos positiva em relação ao próprio negócio, que era de 49,9 pontos no mês anterior e ficou em 47,6. A variável que mede as expectativas para os seis próximos meses apresentou recuo de 0,7 ponto em julho e marcou 62,9.

O Icei-DF é feito mensalmente pela Fibra desde 2010, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações do último levantamento foram coletadas de 1º a 11 de julho.

Reportar Erro