Undf

Câmara Legislativa aprova a criação de universidade pública no Distrito Federal

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) será a primeira instituída em âmbito distrital

acessibilidade:
Pátio da UnB, no Distrito Federal. Foto: ABr/Reprodução

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (23), a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF), a primeira pública no âmbito distrital. O orçamento inicial de constituição é de R$ 4,6 milhões, valor que deve variar com a ampliação de oferta de cursos e vagas.

O Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), localizado na Granja do Torto, é cotado como espaço para abrigar a UnDF. Entretanto, estuda-se levar outros campus a regiões administrativas como Ceilândia e Santa Maria.

O modelo de gestão proposto para a nova universidade é de independência, permitindo que a instituição de ensino firme acordos e convênio com o governo federal, além de apoio e financiamento internacionais.

O Distrito Federal é uma das quatro unidades federativas que não possui uma universidade estadual, no caso da capital brasiliense, universidade distrital.

Ainda não há determinação do número de vagas, mas 40% delas serão reservadas aos estudantes que concluíram a educação básica integralmente na rede pública de ensino.

 

 

Reportar Erro