prevenção

Distrito Federal antecipa medidas em combate à alta de contaminações

Mobilização de novos leitos e obrigatoriedade do uso de máscaras constam entre ações do governo

acessibilidade:
Vacinação infantil ocorre com doses da vacina Pfizer e CoronaVac. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Diante o surgimento da nova cepa do coronavírus, a ômicron, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem antecipado medidas desde o início de janeiro para conter o avanço da Covid-19 na capital. Uma das últimas a ser decretada foi a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

Testagem

Segundo levantamento apresentado nesta quinta-feira (20), nos primeiros 19 dias de 2021, o DF realizou 47.241 testes para detectar a covid-19. O número representa um crescimento mais que dobrado em relação ao último dezembro, quando foram feitos 21.233 testes.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde do DF também passou a ofertar testagem rápida gratuita em cinco redes de  farmácias, mediante acordo assinado com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio). Ao todo, são mais 22 novos pontos de testagem espalhados pela cidade.

Leitos

Desde a última sexta-feira (14), novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid são mobilizados para atender à demanda dos casos com uma margem de folga para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, como foi vivenciado em todo o país durante a primeira onda da doença, em 2020.

O plano de mobilização chegou à segunda das sete fases de operação e já mobilizou 74 leitos, dos quais 14 estão vagos. A taxa de ocupação está em 74,07% com a tendência de continuar em queda devido a expectativa de disponibilização de 217 leitos até a sétima fase.

Na entrevista coletiva realizada ontem (20), o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, informou que as contaminações pelo vírus da gripe, influenza, tem aumentado os atendimentos e, com isso, o que agrava a situação da Saúde e coloca o sistema sob pressão.

Vacinação

Na terça-feira (18), o GDF ampliou o público-alvo da campanha de vacinação e crianças de 8 a 10 anos passaram a ser atendidas. No mesmo dia, a capital recebeu mais 16,3 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer.

Até o momento, o DF já aplicou 5,1 milhões de doses e conta com 84,20% da população imunizada com pelo menos a primeira dose. Deste total, 77,92% também já recebeu a segunda dose e 22,49% está com a terceira dose aplicada.

Teletrabalho

Órgãos federais sediados em Brasília também se juntaram ao esforço para conter o avanço da Covid na capital. Nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que a Casa vai funcionar em regime de teletrabalho até o Carnaval.

A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber também determinou, no último dia 10, o trabalho remoto à Corte até o final de janeiro. As equipes que dependem da estrutura do órgão deverão se revezar sem exceder 30% do efetivo em um ambiente.

 

 

 

Reportar Erro