Tarifa abusiva

Distritais decidem nesta quinta se derrubam o aumento das passagens

O governador Rodrigo Rollemberg defende o reajuste

acessibilidade:

Os deputados distritais se reúnem na tarde desta quinta-feira (12) para votar o projeto de decreto legislativo (PDL) que pode suspender o reajuste das passagens de ônibus e metrô. Desde o início do ano, os passageiros enfrentam o aumento abusivo dos bilhetes. O mais caro passou de R$ 4 para R$ 5.

Inconformados, os brasilienses que dependem do transporte público já promoveram ao menos cinco manifestações, duas delas na Rodoviária do Plano Piloto.

O governador Rodrigo Rollemberg defende o reajuste e afirma que, caso não seja mantido, haverá um ‘colapso’, já que o governo ‘gasta muito’ com subsídios, devido à gratuidade do transporte a estudantes e idosos.

No último dia 3, o governador se reuniu com os parlamentares para tentar chegar a um acordo, mas nada ficou decidido. Rollemberg não abriu mão do reajuste, chegou a sugerir uma pequena redução, mas não houve consenso.

Caso o PDL seja aprovado, o governador vai amargar sua primeira derrota do ano no Legislativo. Ele não tem apoio da base aliada nesse caso, então já vislumbra uma derrota iminente. No plenário da Casa, são necessários ao menos 13 votos para derrubar o aumento. A tendência é que isso se concretize.

Para acompanhar a votação está marcada uma manifestação para as 14h.

Reportar Erro