Economia

Diminuiu o número de famílias endividadas em setembro no DF

Pesquisa mostra que brasilienses estão pagando dívidas

acessibilidade:

O número de famílias brasilienses endividadas caiu durante o mês de setembro. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

As dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros passou de 617.796 (83,4%) em agosto para 609.839 (82,4%) em setembro no DF.O cartão de crédito é o principal motivo das dívidas familiares representando 90,6%. Algumas acumulam mais um tipo de dívida.

O estudo apontou também a queda no número de inadimplentes. A quantidade de famílias com contas em atraso passou de 63.066 em agosto para 62.765 em setembro. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, acredita que os brasilienses estão mais controlados, para passar um final de ano menos apertado, . ?O consumidor está cauteloso e evitando contratar novos financiamentos, diante dos juros mais altos, baixo crescimento da renda e inflação elevada?, explica Aldemir.

Entre as famílias com contas em atraso, 49,7% têm condições de liquidar suas dívidas totalmente e 48,6% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Do universo de famílias endividadas, apenas 1,6% disseram não ter condições de quitar as contas. O levantamento também mostra que 35,1% da renda das famílias pesquisadas estão comprometidas com o pagamento de dívidas.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Reportar Erro