Dez mil nas ruas de Maceió
O protesto reuniu dez mil pessoas e bloqueou a Fernandes Lima
Enquanto na semana passada mais de 10 mil pessoas saíram às ruas para protestar em Maceió, nesta quarta-feira (26) os atos marcados tiveram pouca adesão da população. Um grupo de centenas de estudantes decidiu fechar a Avenida Fernandes Lima, no Farol, pouco depois das 16h20. O movimento, depois, ganhou adesões, ainda em pequeno número, e saiu em caminhada em direção ao Cepa. O trânsito engarrafou no sentido Farol-Tabuleiro.
Às 17h30, depois de a passeata chegar ao Cepa, um grupo de manifestantes fechou o cruzamento da Av. Fernandes Lima com a rua Miguel Palmeira, que faz esquina com o muro do Cepa.
O protesto é contra o aumento da passagem de ônibus em Maceió e também por mais saúde e educação. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes pedem o fim da corrupção em Alagoas.
Um acidente foi registrado por volta das 16h30. O motorista de uma picape branca furou o bloqueio e atropelou um dos manifestantes. O rapaz não sofreu ferimentos graves. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi ao local e tentava localizar o veículo, que fugiu.
Logo no início do protesto, um grupo de 15 pessoas atirou pedras e tentou furar o pneu de um ônibus da empresa Real Alagoas. Durante a ação, parte dos manifestantes gritou ?sem violência?, o que não impediu o ato de vandalismo.
O protesto foi divulgado na página ?Ato apartidário por um país melhor?, no Facebook. De acordo com um dos organizadores, Jackson Douglas, muitas pessoas que participaram do ato realizado na última quinta-feira (20) acharam que os partidos aproveitaram a oportunidade para tomar a frente ao ato.
Pouco mais de 40 pessoas compareceram à concentração do protesto, marcada para as 16h na Praça Centenário. O grupo ?Ato apartidário por um país melhor? também organizou outro protesto pela manhã, que teve a participação de estudantes. Outro protesto, mobilizado por candidatos no último concurso da Polícia Militar, cobrou a convocação dos aprovados no certame.