Operação Legalidade

Delegacias começam a funcionar em horário reduzido

Atendimentos serão feitos somente no horário das 12h às 19h

acessibilidade:

As delegacias circunscricionais já começaram a funcionar em horário reduzido, por tempo indeterminado. Os atendimentos ao público serão feitos somente no horário das 12h às 19h. A determinação da Direção-Geral da Polícia Civil nada tem a ver com a Operação PCDF Legal, deflagrada em 4 de julho.

Sendo assim, fora do horário de expediente, aos sábados, domingos e feriados os cidadãos terão que se deslocar até as seguintes delegacias para registrar as ocorrências: 1ª DP na Asa Sul, 5ª DP na área central de Brasília, 6ª DP no Paranoá, 20ª DP no Gama, 21ª DP em Taguatinga Sul, 23ª DP na Ceilândia e a 29DP no Riacho Fundo. Duas delegacias circunscricionais estarão atendendo flagrantes, a 13ª DP em Sobradinho, registrando todas as ocorrências de Sobradinho I e II. Em Planaltina as atividades de plantão vão se concentrar na 31ª DP.

Outra forma de registrar ocorrências é através do site da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Lá é possível acessar a Delegacia Eletrônica e fazer os seguintes registros: acidente de trânsito sem vítima, ameaça, apropriação indébita, crimes contra honra, injúria racial, estelionato, extravio de documentos ou objetos, furto em interior de veículo, perturbação do trabalho ou sossego alheios e perturbação da tranquilidade. 

Segundo assessoria de imprensa da PCDF, objetivo da Operção Legalidade é cumprir o manual normativo da polícia. O presidente do SINDEPO, delegado Rafael Sampaio ressaltou que a Operação Legalidade não se caracteriza como greve, “Em hipótese nenhuma. Tendo em vista que uma greve se qualifica pela paralisação parcial ou total das atividades. Não é o caso. As atividades estão sendo adaptadas para que não ocorram mais de forma ilegal. Estamos adequando às atividades de acordo com a regulamentação técnica e da legislação”. Sampaio também ressaltou que há tempo a polícia civil trabalhava “dando um jeitinho” devido ao efetivo insuficiente. 

Situação pode piorar

Desde o dia 4 de julho ocorre a Operção PCDF Legal.Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol) Rodrigo Franco a operação tem objetivo de “esclarecer à população do sucateamento que a PCDF vem sofrendo e pressionar o Governo do Distrito Federal a cumprir as reivindicações da categoria, sobretudo, a que exige o envio de uma mensagem ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão garantindo a manutenção da isonomia com a Polícia Federal”.

Franco alerta que caso a proposta do GDF, que deve ser apresentada nesta sexta-feira (15), não for aceita, a operação pode se agravar com outras medidas. Desde que começou a Operação PCDF Legal o GDF já apresentou três propostas para os policiais, e todas foram recusadas. “Uma pior que a outra. Ao invés deles avançarem, eles recuam com as propostas”.

Enquanto isso, a secretária de Segurança, Márcia de Alencar, está de malas prontas para duas viagens internacionais, primeiro para Costa Rica e depois para Buenos Aires.

Reportar Erro