Vacina até para home office

Definido comando da CPI dos Fura-Filas, após queda de secretários da Saúde de Minas

Nova lista relaciona ao menos 134 servidores que foram vacinados, atuando em teletrabalho

acessibilidade:
Deputado João Vítor Xavier (Cidadania-MG) preside a CPI dos Fura-Filas na ALMG. Foto: Camila Barçante/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) definiu na tarde desta quinta-feira (18) o comando da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação. Os deputados João Vítor Xavier (Cidadania) e Ulysses Gomes (PT) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente. E o deputado Cássio Soares (PSD) foi designado relator.

O escândalo no governo de Romeu Zema (Novo) também é investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e já resultou na demissão do ex-secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e do ex-secretário-adjunto da pasta, Marcelo Cabral, oficializada no último sábado (13).

A segunda reunião da comissão já foi marcada para esta sexta (19), às 16 horas, para a discussão e votação de requerimentos.

A comissão irá apurar a vacinação irregular de grupos não prioritários no Estado, o baixo investimento na ampliação de leitos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e a não aplicação do mínimo constitucional em serviços públicos de saúde.

A CPI possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e terá prazo de 120 dias para a averiguação dos fatos, prorrogável por mais 60 dias.

Em reunião realizada na Assembleia na última semana, diversos parlamentares cobraram explicações do então secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, sobre a vacinação de centenas de servidores administrativos da secretaria, que estariam fora das prioridades do Plano Nacional de Imunização.

2,6 mil sob suspeita

Ontem (17) foi enviada à ALMG uma nova listagem tem 1.852 nomes de funcionários da pasta que atuam em superintendências regionais de saúde, no interior do estado, que foram vacinados.

Neste universo de servidores vacinados, ao menos 134 foram vacinados, mesmo atuando em regime de teletrabalho. Uma lista mais antiga, recebida na semana passada pela ALMG, relacionava outros 828 servidores da Secretária de Saúde de Minas Gerais, lotados em Belo Horizonte, também imunizados.

Pela gravidade das denúncias, o governador optou por substituir o titular da pasta, agora a cargo de Fábio Baccheretti.

Compromisso

Após ser empossado, o deputado João Vítor Xavier destacou o compromisso de realizar um trabalho sério, isento, transparente e minucioso na apuração dos fatos. Ele lembrou que a grande maioria da população ainda não teve acesso à vacina, ao ratificar a importância das investigações que serão conduzidas pela CPI.

Os deputados Ulysses Gomes, Cássio Soares, Repórter Rafael Martins (PSD) e Noraldino Júnior (PSC) ressaltaram a função fiscalizadora da ALMG. Eles disseram, de forma geral, que a CPI precisa trazer respostas para os mineiros e deixar claro que as regras precisam ser cumpridas.

Antes do término da reunião, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a todas as vítimas da Covid-19 no País. (Com informações da ALMG)

Reportar Erro