Caso Luiz Ferreira

Cúmplice de morte de vereador encomendada por petista pega 22 anos de prisão, em Alagoas

Adailton Ferreira cooptou criminosos que mataram vereador Luiz Ferreira, em Anadia (AL)

acessibilidade:

O Conselho de Sentença do 2º Tribunal do Júri de Maceió (AL) condenou ontem (2) o réu Adailton Ferreira a 22 anos e seis meses de reclusão pela morte do vereador do município de Anadia (AL), Luiz Ferreira de Souza (PPS). O vereador foi assassinado em 2011, após anunciar ser candidato a prefeito e denunciar irregularidades na administração da então prefeita petista Sânia Tereza Palmeira de Barros.

A ex-prefeita foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPAL)como mandante do crime e ainda não foi julgada pela Justiça de Alagoas, após mais de oito anos do assassinato.

“O réu foi cooptador de terceiros para poder executar a vítima. Ele, junto com o mandante do crime, fez toda a trama contratando pessoas para eliminar a vítima”, afirmou o juiz John Silas da Silva, titular da 8ª Vara Criminal de Maceió.

O réu deverá cumprir a pena em regime inicialmente fechado. De acordo com a promotora de Justiça Marta Bueno, o Ministério Público trabalhou na verdade dos autos. “Cumprimos o nosso papel defendendo a sociedade e mostrando que o crime não compensa”, disse.

O crime

O crime ocorreu em setembro de 2011, na rodovia AL 450, nas imediações do Povoado Tapera, em Anadia. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas, Luiz Ferreira retornava da cidade de Maribondo, após conceder entrevista a uma rádio local, quando o carro em que estava foi interceptado por outro veículo.

Há um ano, a família do vereador Luiz Ferreia publicou carta aberta cobrando justiça pelo assassinato.

Pelo menos duas pessoas teriam saído do automóvel e efetuado disparos na direção do vereador, que não resistiu aos ferimentos. De acordo com o MPAL, o crime teria sido planejado pela então prefeita de Anadia, Sânia Tereza Palmeira Barros, e pelo companheiro dela, Alessander Leal. Os outros participantes seriam Tiago Campos, Everton de Almeida, Adailton Ferreira e Wallemberg Torres da Silva.

O motivo do crime seria a oposição que Luiz Ferreira vinha fazendo à gestão da prefeita. O vereador, que na entrevista à rádio havia anunciado sua candidatura à Prefeitura de Anadia, acusou Sânia Barros de cometer diversas irregularidades à frente do executivo municipal. Para o Ministério Público, o assassinato de Luiz Ferreira foi queima de arquivo e um “recado” para os demais vereadores da oposição.

Em fevereiro de 2017, Alessander Leal foi condenado a 32 anos, sete meses e 15 dias de reclusão. Já Tiago Campos recebeu a pena de 30 anos, dez meses e 20 dias. Quem também foi condenado foi Everton de Almeida, que recebeu a pena de 32 anos, três meses e 15 dias de reclusão. Os outros denunciados ainda aguardam julgamento. (Com informações da Dicom TJAL)

Reportar Erro