Paraná Pesquisas

Tarcísio tem aprovação de 71,6%, e Lula é reprovado, em Santos

Santistas mantém alta aprovação do governador bolsonarista, enquanto 50,1% dos santistas reprovam presidente petista

acessibilidade:
Em uma nova pesquisa revelou que o governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Rep) é mais bem avaliado na cidade de São Paulo do que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert/PR )

O primeiro levantamento de 2024 da Paraná Pesquisas sobre as intenções de voto para o cargo de prefeito de Santos trouxe boas notícias para o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que ampliou a aprovação de seu governo de São Paulo, de 61,9% registrados em dezembro de 2023, para 71,6% da avaliação positiva do eleitor santista. Já no caso do presidente Lula (PT), os números divulgados hoje (14) constataram sua piora na avaliação de seu governo, com reprovação saltando de 48,1% para 50,1%, em três meses.

Mesmo com diversas denúncias e críticas de oposicionistas à alta letalidade das ações policiais de seu governo, na Baixada Santista, o desempenho da gestão de Tarcísio no combate à criminalidade na região pode ter contribuído com a ampliação da avaliação positiva de sua administração. Após assassinatos de policiais por criminosos, no ano passado, o governador deflagrou as operações Escudo e Verão, que têm sufocado o crime organizado e já causaram 68 mortes, desde 2023.

A boa avaliação de Tarcísio entre santista não tem transferido votos para seu candidato à reeleição, o prefeito Rogério Santos (Republicanos). O gestor do município perderia com diferença de 9,1 pontos para a deputada federal Rosana Valle (PL), aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo tendo obtido aprovação de 67,3% de sua administração municipal.

O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 800 eleitores, desde o dia 8 deste mês de março até ontem (13), foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-07755/2024, para o cargo de prefeito.

Veja os números da Paraná Pesquisa sobre a avaliação dos governos:

Reportar Erro