Páscoa sob tensão

Saidinha na Bahia solta 108 bandidos, maioria do ‘comando vermelho’

Regalia permanece enquanto Lula não sanciona sua extinção

acessibilidade:
Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Bahia (Foto: MPBA)

O Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Bahia, abriu suas portas, na terça-feira (26), para 108 condenados por crimes saírem às ruas, beneficiados pela libertação provisória ainda prevista em lei, a denominada ‘saidinha temporária’ de Páscoa.

A libertação dos criminosos cumpre ordem judicial com base na legislação de execução penal em vigor, alterada pelo Congresso Nacional há uma semana, mas ainda pendente de sanção pelo presidente Lula (PT). E assusta turistas e habitantes do município vizinho a Salvador, com Aeroporto, bons hotéis e próximo a praias muito frequentadas por visitantes de todo o mundo.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados e o Senado limitaram o benefício da libertação provisória para ser concedido apenas a detentos em regime semiaberto, quando for destinada à educação do condenado, com cursos supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.

Notícia publicada pelo site Alô Juca chegou a afirmar que, entre os presos liberados, estão envolvidos com as facções Bonde do Maluco e Comando Vermelho.

Reportar Erro