Campanha e turismo

Rival de JHC combate marca ‘Maceió é massa’, sucesso entre turistas

Deputado Rafael Brito (MDB) acusa prefeito de reproduzir marca em campanha, com a expressão "JHC é Massa"

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Cadeira de praia gigante na orla da Ponta Verde virou atrativo para fotos e compartilhamentos sobre Maceió nas redes sociais. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A disputa eleitoral pelo comando da Prefeitura de Maceió pode banir das ruas da capital alagoana uma das principais marcas utilizada ostensivamente pela atual administração para atrair turistas e elevar a autoestima da população, a “Maceió é massa”. A iniciativa é do candidato a prefeito pelo MDB, o deputado federal Rafael Brito, que ingressou com ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o candidato a reeleição João Henrique Caldas, o “JHC” (PL), que tem usado em campanha a expressão “JHC é Massa”, inclusive em jingle.

O candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) e pelo clã do senador Renan Calheiros (MDB-AL) atribui a JHC condutas vedadas aos agentes públicos em campanha e atos de abuso de poder político e de autoridade. A alegação é de que a administração do prefeito contraria o limite disposto pela legislação eleitoral, no Calendário Eleitoral de 2024, ao manter a veiculação da referida publicidade institucional, inclusive na divulgação de obras do município, também com outra logomarca da gestão de JHC.

Logomarca “Maceió é massa” divulga atrativos turísticos da capital alagoana (Foto: Reprodução)

A demanda de Rafael Brito para a Justiça Eleitoral ocorre em momento de proximidade da alta temporada do turismo, e pode afetar equipamentos e atrativos turísticos implantados pelo governo de JHC com sucesso entre visitantes de Maceió. Entre os equipamentos que o emedebista aponta como irregular estão pontos “instagramáveis” que viraram símbolos da capital alagoana, com o slogan “Maceió é Massa”, está a cadeira de praia gigante, na orla da praia de Ponta Verde.

Fontes ligadas a JHC alertam para a grande repercussão de eventual retirada da marca “Maceió é Massa” afetará toda a cadeia do turismo na capital alagoana. Porque a Prefeitura ficaria praticamente impedida de promover o destino, justamente no período que atrai mais turistas.

“O turismo é a principal força econômica de Maceió, respondendo por uma cadeia que movimenta mais de 50 atividades econômicas. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), desde 2021 Maceió tem um saldo positivo de 43 mil empregos, sendo quase 60% deles no setor de serviços, onde está o turismo”, destacou a fonte ligada a JHC.

O candidato Rafael Brito cita decisão da 54ª Zona Eleitoral, de 16 de julho de 2024, que já determinou que JHC promovesse a imediata remoção das placas, outdoors e quaisquer outros materiais de propaganda institucional com conteúdo/logomarca associados à sua gestão.

Veja o trecho da ação em que Rafael Brito pede providência contra a marca “Maceió é massa”, pedindo multa diária de R$ 20 mil por descumprimento:

“[…]Que o primeiro investigado retire, de forma imediata, a propaganda institucional com o uso de slogan “Maceió é Massa”, por de gestão vinculada ao candidato JHC e de se a abster de utilizar a expressão “Maceió é Massa” e “JHC é Massa” em todos os seus materiais de campanha eleitoral, incluindo, mas não se limitando ao jingle “JHC é Massa” e a o guia eleitoral de TV e Rádio, bem como em quaisquer outras formas de comunicação que vinculem o slogan da gestão pública à sua candidatura; e para que seja determinada a imediata retirada de toda a propaganda institucional que utilize o slogan “Maceió é Massa,” atualmente divulgada pela Prefeitura de Maceió em totens, letreiros, monumentos e outros espaços públicos[…]”

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.