Raquel Lyra agiliza concurso com 3,8 mil vagas nas polícias e Bombeiros
Governadora de Pernambuco mandou contratar empresas para realizar provas em janeiro de 2024
Cerca de nove meses após assumir o cargo com Pernambuco no topo do ranking da violência, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (29), que autorizou a contratação de empresas para organizar concurso público para 3.805 vagas nas polícias Militar e Civil e no Corpo de Bombeiros.
A gestora tucana culpa o legado do descaso de seu antecessor Paulo Câmara (PSB) pela crise na segurança pública e quer agilizar o reforço nos efetivos de policiais e bombeiros com a realização das provas da seleção em janeiro de 2024.
“Pernambuco pediu, a gente ouviu e estamos colocando em ação. Simbora!”, escreveu Raquel Lyra, em suas redes sociais, sobre a contratação das empresas que já teriam passado por processo licitatório.
Os concursos preveem vagas para praças, oficiais, delegados, agentes e escrivães, e bombeiros. E foram anunciados em julho, pela governadora, ainda sem a definição exata das vagas previstas.
Pernambuco escalou ao topo do ranking da violência no Brasil, após aumentar 1,5% o número de assassinatos registrados em 2022, com a taxa de 35,3 mortes a cada 100 mil habitantes.
“Infelizmente Pernambuco está entre os estados mais violentos do país. Um legado do descaso dos últimos anos, mas que juntos vamos enfrentar para devolver a paz às pessoas”, comprometeu-se a governadora, ainda em março.
Concurso da segurança pública, mais um passo! 💥 Autorizamos nessa semana a contratação das empresas para os concursos das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. Estamos trabalhando para que a seleção das 3.805 vagas aconteça já agora, em janeiro de 2024.(+) pic.twitter.com/g2yrVeCz7i
— Raquel Lyra (@raquellyra) September 29, 2023