Foco em Alagoas

Primo de Lira deixará chefia da Codevasf para retomar reduto

Joãozinho Pereira foi indicado no governo Bolsonaro e quer garantir a presidente da Câmara reconquista da Prefeitura de Junqueiro (AL)

acessibilidade:
Arthur Lira com seu primo Joãozinho Pereira que deixa a chefia da Codevasf em Alagoas para retomar reduto (Foto: Reprodução/Instagram @joaozinhopereiraalagoas)

Um dos familiares que dominam parte do reduto eleitoral do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), o ex-deputado estadual Joãozinho Pereira (PP) confirmou, nesta terça-feira (26), deixará seu cargo de titular da 5ª Superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas, para disputar a Prefeitura de Junqueiro, na região metropolitana do Agreste. O objetivo do primo de Lira é retomar um reduto eleitoral importante para seu clã, dominado por anos, mas perdido nas eleições de 2020.

Ex-campeão estadual de votos na Assembleia Legislativa, nas eleições de 2010, Joãozinho foi indicado para chefiar a Codevasf em Alagoas, há três anos, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi mantido no cargo pela aproximação política de Lira com o presidente Lula (PT), e já foi citado em reportagem da Folha, em 2021, por beneficiar redutos com obras da Codefasf, exceto Junqueiro, administrada pelo rival Leandro Silva (PTB).

Ex-prefeito de Teotônio Vilela, seguindo os passos de seu pai homônimo, Joãozinho retirou o município de 38 mil habitantes do topo do vexatório ranking nacional de mortalidade infantil, que tinha índice de 43,1 mortes a cada mil nascidos, no ano 2000, e passou para a taxa de 13,2 mortos por mil, em 2008, quando deixou o segundo mandato consecutivo no município. E, quando deputado, já foi cotado para disputar prefeituras de municípios de maior porte, até mesmo a da capital, Maceió.

Mas o superintendente da Codevasf  em Alagoas mira o comando de outro município da região Agreste, Junqueiro, com apenas 24 mil habitantes, não apenas porque seu primo Peu Pereira busca a reeleição em Teotônio Vilela. Mas, principalmente, porque o clã dos Pereira e Lira tenta recuperar o comando de Junqueiro, após uma vexatória derrota do já poderoso deputado federal Arthur Lira, nas eleições de 2020.

À época, Lira não conseguiu reeleger o então prefeito Carlos Augusto, que era filiado ao MDB do rival do presidente da Câmara, Renan Calheiros. E o tom do discurso de Joãozinho indica a importância do município no mapa político de Arthur Lira, em Alagoas.

“Precisamos resgatar Junqueiro e devolver nossa cidade a nossa gente. Chega de desmandos, de desgoverno, de abandono, de falta de água e de total falta de respeito com a população. Junqueiro não merece esta gente que se apossou da prefeitura e não faz nem política, nem gestão, para quem mais precisa. Chegou a hora de união e de mudança”, disse Joãozinho.

O anúncio foi feito durante a inauguração da nova sede do Instituto João José Pereira, uma entidade assistencial da sociedade civil comandada pelo clã de Joãozinho e batizada com nome de seu pai, em Junqueiro, onde nasceu o pai de Arthur Lira, ex-senador e prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP).

“Estamos cansados de perseguição aos cidadãos junqueirenses. Desde que assumiu Junqueiro, este grupo que aí está só colocou a sociedade e nossa cidade para trás. Vamos de coração aberto, com muita alegria e junto com o povo fazer Junqueiro voltar a sorrir”, disse Joãozinho, que já passou de crítico virulento e aliado de Renan Calheiros.

Outra familiar de Lira, a irmã de Joãozinho, Pauline Pereira (PP), também deve disputa o retorno ao cargo de prefeita de Campo Alegre, para um terceiro mandato.

Reportar Erro