PF prende delegado que apurava morte de ativista político em Alagoas
Daniel Mayer é suspeito de induzir o MP de Alagoas a erro na investigação do assassinato de Kleber Malaquias, em julho de 2020
A pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), a Polícia Federal prendeu, nesta quarta (18), o delegado da Polícia Civil, Daniel Mayer, responsável pela investigação do assassinato do empresário e ativista político Kleber Malaquias, executado em 2020. O delegado é suspeito de induzir o MP de Alagoas ao erro, ocultando dados da investigação.
A promotora de Justiça Lídia Malta e o promotor Kleber Valadares confirmam o pedido de prisão, por meio da assessoria de comunicação do MPAL. Mas preferem não entrar em detalhes e estão concluindo peticionamentos judiciais.
O delegado preso comanda a Diretoria de Polícia Judiciária (DJP1) do governo de Paulo Dantas (MDB). E teria ligação com o sumiço de uma documentação importante sobre as investigações do assassinado do ativista.
Kleber Malaquias era um alvo de diversas ameaças, por causa de denúncias que costumava fazer envolvendo políticos e autoridades da alta cúpula dos poderes de Alagoas. E foi assassinado no dia de seu aniversário, em 15 de julho de 2020, no Bar da Buchada, em Rio Largo (AL).
O site Gazetaweb citou que a superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegada Luciana Paiva, informou que a PF deu suporte ao cumprimento de mandado de prisão do delegado Daniel Mayer, mas não teria detalhes sobre o caso, porque a investigação é do MP de Alagoas.
2ª prisão na Polícia Civil
Esta foi a segunda prisão efetivada pela PF contra um integrante da Polícia Civil de Alagoas envolvendo o homicídio de Kleber Malaquias. No início deste mês de setembro, o policial civil Eudson Oliveira de Matos foi preso por suspeita de participação na morte do ativista político.
Na ocasião, o deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL), relatou que o policial Eudson seria suspeito de ter tentado fraudar o concurso de delegado da Polícia Civil de Alagoas, e teve melhoria salarial concedida pela Procuradoria do Estado.
O parlamentar citou ligação entre o agente policial e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor (MDB), que Fábio Costa lembrou ter sido um dos últimos alvos de denúncia de Kleber Malaquias. E já citava o delegado Daniel Mayer por suposta manipulação de provas do caso.
Veja o vídeo do Delegado Fábio Costa, sobre a prisão o policial, no dia 2 de setembro:
Ver essa foto no Instagram
O Diário do Poder apurou junto à assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas que a determinação de prisão foi da própria Polícia Federal. E há previsão para a oitiva do delegado Daniel Mayer para amanhã durante o júri popular que julgaria três acusados de matar Kleber Malaquias. Mas o MP de Alagoas deve pedir o adiamento deste julgamento.