PF mira garimpeiros por atirarem em policiais federais e agentes do ICMBio
Operação Dever Legal cumpre mandados contra suspeitos de receber a tiros ação contra garimpos ilegais em abril, em Itaituba
A Polícia Federal (PF) deflagou nesta terça-feira (8) a Operação Dever Legal contra suspeitos de atirar em policiais federais e agentes do ICMBio, quando estes reprimiam o garimpo ilegal, em abril deste ano, em Itaituba, no Pará.
Os alvos de quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal são investigados por indícios de envolvimento em garimpos ilegais, em Unidades de Conservação federais situadas na região de Itaituba, bem como da tentativa de homicídio contra os servidores públicos recebidos a tiros.
A emboscada criminosa ocorreu no momento em que a operação conjunta fazia a destruição das instalações e do maquinário maquinário em uma das regiões de garimpo, tendo como alvos policiais federais e servidores do ICMbio. Não foram divulgados os nomes dos acusados dos disparos contra os servidores federais.
Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de patrimônio da União, crimes ambientais diversos e tentativa de homicídio qualificado, cujas penas somadas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.